Os membros do Conselho de Graduação da Confederação Brasileira de Judô se reunirão nos dias 01 e 02 de dezembro, em Curitiba, Paraná, na ocasião do CBI: Seletiva Nacional sub-21, para avaliar os pedidos de promoção de grau enviados a partir de agosto deste ano pelas Federações Estaduais. Serão avaliados apenas os pedidos para promoção à Kodansha.
Conforme descrito no novo Regulamento para Exame e Outorga de Faixas e Graus da CBJ “a promoção para 6° Grau será recomendada pela Comissão Estadual de Graduação, por meio da Federação ao Conselho Nacional de Graus, que outorgará o grau mediante a votação favorável de pelo menos quatro dos seus membros analisando os aspectos ético e moral, cooperação, aprofundamento nos conhecimentos pedagógicos, técnicos e realizações, em benefício do desenvolvimento do Judô nacional, através da análise de currículo, sendo avaliadas as atividades judoísticas relativas ao período de carência pertinente ao grau pretendido, homologado pelo Presidente da CBJ”.
Leia aqui o Regulamento e veja todos os pré-requisitos, critérios e tabelas de carências para cada graduação no Judô. Todas as promoções de grau feitas a partir de março de 2018, data da publicação desse novo Regulamento para Exame e Outorga de Faixas e Graus, devem obedecer, portanto, os critérios e pré-requisitos nele estabelecidos como, por exemplo, idades e carências mínimas para cada faixa e graduação.
O novo Conselho de Graduação da CBJ tomou posse em novembro de 2017 e reuniu-se pela primeira vez em fevereiro de 2018, em São Paulo, para estudar e propor atualização do Regulamento Nacional Para Exame e Outorga de Faixas e Graus. O grupo é presidido pelo professor Icracir Rosa e tem outros cinco membros: Denis Lima (PE), Aloísio Short Sobrinho (BA), Takeshi Miura (DF), Michiharu Sogabe (SP) e José Emílio Moreira (MA).