O sonho do tricampeonato mundial foi adiado para Mayra Aguiar. A gaúcha do peso 78kg ficou fora da disputa por medalhas do torneio em Baku, no Azerbaijão. Ela foi superada nas oitavas de final. Com o resultado, o Brasil chegará ao último dia de disputas com somente uma medalha até agora, o bronze de Érika Miranda.
Cabeça-de-chave e atual número 5 do ranking mundial, Mayra chegou a Baku com o backnumber vermelho para defender o título conquistado em Budapeste em 2017. Começou vencendo a sul-africana Unelle Snyman, por ippon, na primeira rodada, mas foi surpreendida pela chinesa Zhenzhao Ma nas oitavas.
Ma projetou a sogipana, marcando um waza-ari faltando cerca de um minuto para o fim do combate. Mayra reagiu com ataques, que foram bem defendidos pela adversária, e não conseguiu desfazer a desvantagem.
O dia não foi bom para as favoritas. Das quatro integrantes do pódio do Mundial do ano passado, três competiram em Baku. E nenhuma – além de Mayra, a inglesa Natalie Powell e a cubana Kaliema Antomarchi – chegou sequer às quartas de final. A exemplo da vice-campeã olímpica, Audrey Tcheumeo.
Disputas individuais terminam nesta quarta
Mayra foi a única representante do Brasil no dia. Nesta quarta, último dia de disputas individuais, o Brasil vai com os pesados Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman, além de David Moura e Rafael Silva. Quinta-feira será o último dia de combates, com a competição por equipes, da qual o sogipano David Lima participará.