O judô gaúcho foi ao pódio quatro vezes no primeiro dia do Troféu Brasil, realizado no ginásio da Unilasalle, em Canoas. A competição reúne mais de 460 atletas de uma centena de clubes do país e vai até esta sexta-feira. A entrada é franca.
• Fotos de divulgação
O peso leve Alex Pombo foi o principal destaque do dia entre os judocas do Rio Grande do Sul. O judoca da Sogipa sagrou-se campeão do Troféu Brasil pela sétima vez. “É uma competição dura que não tem favorito. O que faz diferença é como você está mentalmente no dia. Acredito que soube usar minha experiência e isso foi o diferencial”, comentou ele, com a nova medalha no peito.
Além dele, os também sogipanos Gabriel Genro (66kg), Daniel Cargnin (66kg) e Nathália Brígida (48kg) subiram no pódio para receber o bronze. Milena Zaccani (52kg), Jéssica Lima (57kg), Érika Miranda (52kg), Aristides Júnior (55kg) e Raphael Minoru (60kg) bateram na trave, com o quinto lugar.
https://www.facebook.com/104657106277314/videos/1123143894510077/
Até a luta valendo pelas medalhas, o caminho foi duro. Medalhistas olímpicos, Rafaela Silva e Felipe Kitadai – prejudicado devido a uma lesão na mão – acabaram de fora da disputa pelo pódio. No meio leve houve um confronto e tanto: Daniel Cargnin x Charles Chibana (assista parte da luta). Os dois representarão o Brasil no Mundial de Baku, no mês que vem.
Ao fim do primeiro dia, o EC Pinheiros, com quatro ouros, o Instituto Reação, com dois campeões, e o São Caetano, com um, lideram o quadro de medalhas, que tem a Sogipa em quarto lugar. O resultado completo do primeiro dia está disponível neste link.
O Troféu Brasil continua nesta sexta-feira, quando vão ao tatame os atletas das categorias meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Os combates estão previstos para iniciar às 9h e a disputa de medalhas começa às 14h. As chaves foram sorteadas na quarta-feira. Nomes como Rafael Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar, entre outros, vão em busca da medalha.
Grand Prix inaugura novo formato em Canoas
No sábado e no domingo, ocorre a disputa do Grand Prix Nacional, que estreia novo formato em 2018. A partir deste ano, a competição torna-se mista e não mais separada por gênero.
No Grand Prix, a Sogipa será a única gaúcha na competição, que conta com outros sete clubes: Paineiras do Morumby, EC Pinheiros, Jequiá, Instituto Reação, Minas Tênis Clube e AA Judô Futuro.
#TrofeuBrasilCBJ #judors pic.twitter.com/TUAu3TnXPD
— Judô RS (@judors) August 16, 2018