O professor Miguel Kuse, da Torino/Nintai, foi um dos sete brasileiros selecionados para participar da segunda turma do Intercâmbio Brasil-Japão 2018. Ele e mais seis senseis foram aprovados no processo seletivo e passarão quatro semanas na Universidade de Tsukuba, no Japão, uma das mais instituições conceituadas do mundo no ensino da modalidade.
“Fizemos um processo através de edital com critérios rigorosos e recebemos inscrições de 70 candidatos. A partir da triagem feita em cima desses critérios, chegamos aos sete professores que serão contemplados com a vaga para participar da segunda turma do intercâmbio na Universidade de Tsukuba, no Japão. Agora, vamos alinhar uma proposta para que os professores propaguem o conhecimento adquirido quando retornarem”, explicou Silvio Acácio, presidente da CBJ.
Além de Kuse, foram aprovados no processo os professores André Fernandes Chaves Filho (Minas Gerais), Emerson Soares (Rio Grande do Norte), Érico Vinícius Souza Matos Velloso (Bahia), Expedito de Melo Rosa Falcão Filho (Piauí), Marcos Rogério Marcelino de Souza (São Paulo) e Rodrigo Bardasson da Rocha (Rio de Janeiro).
Em seu Facebook, o professor destacou a emoção da confirmação do intercâmbio. “Fiquei sem reação, estava no trabalho. Um filme se passou em minha cabeça. Logo lembrei lá atrás onde tudo começou, meu pai dando aula de judô e tendo que levar eu e meu irmão junto para a academia,pois não tinha condições de pagar alguém para cuidar de nós”, recordou.
“Imenso orgulho de pensar que terei o privilégio de pisar em dojôs japoneses, no país berço do judô, onde tudo começou, e ainda terei a honra de receber os conhecimentos de grandes senseis e shihans que nos passarão o plano pedagógico de ensino do Judô Escolar Japonês”, complementou.
O programa de Intercâmbio Brasil-Japão
O programa oferece sete vagas para professores brasileiros de judô no curso de aprimoramento técnico-didático na conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão. As aulas terão duração de quatro semanas, de 15 de setembro a 14 de outubro deste ano.
Essa será a segunda turma de brasileiros no programa. Em 2017, os professores Uichiro Umakakeba, Joseph Guilherme, Ademir Shultz Júnior, Raphael Luiz Silva, Renato Yoshio Ikegawa, Leonardo Lara e Rafael Borges integraram a primeira turma que viajou a Tsukuba para participar do “Discovery Camp: Tomorrow’s Friends Programme.”
A partir de pesquisas desenvolvidas por meio da Universidade de Tsukuba e do Instituo Kodokan, os profissionais voltaram do Japão com a missão de propor uma adequação no modelo observado na grade curricular brasileira e apresentar uma proposta curricular para aulas do Caminho Suave nas escolas públicas.