A Rússia faz bem à Maria Portela. No mesmo país onde fechou 2017 com a medalha de outro no Masters, ela repetiu a dose neste domingo, ao conquistar o título do Grand Slam de Ecaterimburgo. Em sua estreia na temporada, a gaúcha – que já liderava o ranking mundial – garantiu mais mil pontos na lista da categoria 70kg.
Em um domingo recheado de medalhas para a Seleção Brasileira no torneio, Mayra Aguiar não poderia ficar de fora. A sogipana do 78kg faturou o bronze em Ecaterimburgo. Ao todo, o Brasil foi ao pódio em oito oportunidades – cinco só neste domingo. Além das conquistas de Portela e Mayra, foram mais duas pratas e outros quatro bronzes.
Cabeça de chave número 1 em seu peso, Maria Portela fez valer o favoritismo. Em três lutas até o degrau mais alto do pódio, três ippons sem muita demora. Da primeira fase até a final, caíram ante a gaúcha: Katiejemima Yeatbrown (GBR), Szabina Gercsak (HUN) e a russa Taisia Kireeva.
Treinador da Sogipa, o sensei Antônio Carlos Pereira, o Kiko, festejou a conquista da discípula, destacando a superação da Raçudinha:
A vitória da superação :Hospital ,exames ,internações!
È hoje é OURO no Grand Slam de Ekaterinburg!
Maria de Lurdes Portela !— Kiko (@kikorsjudo) March 18, 2018
Em um domingo pela manhã ouvir o Hino do Brasil!
Não tem Preço !
Obrigado Maria Portela!— Kiko (@kikorsjudo) March 18, 2018
Já Mayra precisou fazer uma campanha de recuperação para chegar ao pódio. A gaúcha estreou com derrota para a japonesa Rika Takayama. Mas voltou da repescagem com vitória sobre Albina Amangeldiyeva (Cazaquistão) e, valendo a medalha, ganhou com um waza-ari de Stessie Bastareaud.
Também neste domingo, Maria Suellen Altheman (+78kg) levou a prata. Bárbara Timo (70kg), Beatriz Souza (+78kg) e Rafael Silva (+100kg) conquistaram o bronze. No sábado, haviam sido dois pódios no 52kg: prata com a judoca da Sogipa Érika Miranda e bronze com Jéssica Pereira.