A comissão técnica da Seleção Brasileira sub-18 terá uma novidade na delegação que participará da Copa Europeia sub-18 de Zagreb, na Croácia. O sensei gaúcho Daniel Pires, da Sogipa, estará nela como um dos treinadores integrantes – assim como outro gaúcho, Douglas Pötrich.
Enquanto Douglas faz parte da comissão há alguns anos, Daniel está em suas primeiras oportunidade como treinador na Europa. “É um reconhecimento de um trabalho. No âmbito profissional é muito interessante um complemento para o meu currículo”, comentou o professor, que já foi técnico da Seleção na base em Pan-Americanos.
Ele, porém, fez questão de dividir o mérito com seu clube: “E muito legal também para o judô da Sogipa, um reconhecimento dos resultados das categorias de base, mostrando que o judô do clube não tem resultado só com os atletas contratados e que a gente também faz um trabalho de formação”, exaltou.
Os dois técnicos gaúchos estarão responsáveis por mais de 30 atletas da Seleção que compõem a equipe brasileira, que, além de participar da Copa, ainda está inscrita no treinamento de campo após o torneio. A atividade também ocorre em Zagreb. No grupo estão sete judocas do RS, de Sogipa, GN União e Kiai.
Experiência internacional
O professor Daniel destacou o fato dos atletas adquirirem desde cedo experiência internacional. “Apesar de ser a primeira experiência dos meninos em competição internacional, que às vezes é meio intimidador, eles estão acostumados a treinar com pessoal que viaja bastante e eles escutam muito esses atletas, isso já dá uma tranquilidade”, avaliou.
As viagens cada vez mais cedo rendem frutos no futuro, assegurou o sensei. “Não é mais aquela coisa tão de outro planeta quanto era na minha época de atleta. Hoje o convívio com as competições internacionais é muito mais próximo. Então o resultado vai ser bem interessante”, projetou.