Se a temporada 2017 foi inesquecível dentro dos tatames, terminou de forma igualmente marcante, no último sábado. “Um dos melhores Bonenkais que a Federação Gaúcha de Judô já realizou”, definiu o presidente César Cação. Recheado de emoção e surpresas, o evento de confraternização da FGJ reuniu quase 500 pessoas no salão do Lindóia Tênis Clube, em Porto Alegre.
• Curta e compartilhe as fotos do Bonenkai
Cerca de 50 atletas foram promovidos, tanto a sho dan quanto a graduações superiores. Além disso, os judocas tiveram seu desempenho reconhecido pela FGJ, com as premiações do ranking estadual. “Tivemos excelentes motivos para celebrar 2017 e buscamos retribuir com uma festa bonita aos judocas e familiares”, disse Cação, que também agradeceu aos parceiros da federação, como a Bravour, que presenteou todos os formandos com uma faixa preta.
O presidente fez um paralelo entre a festa e o momento da FGJ. “Antes de prepararmos uma bela confraternização, buscamos, no dia a dia, manter uma federação cada vez organizada para retribuir o esforço de cada um – judocas, professores, familiares e amigos – para fazer do judô gaúcho um dos mais fortes do país”, destacou.
Faixa preta honoris
Dentre os promovidos, um de última hora: o humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana. Judoca graduado até a faixa marrom e ex-participante de diversas competições da FGJ, ele havia se afastado da modalidade devido a lesões. No Bonenkai, ele recebeu a faixa preta honoris de ninguém menos que o bicampeão mundial, João Derly.
“Concedemos a graduação ao Guri de Uruguaiana, que já é um dos ícones culturais do Rio Grande do Sul e tem um grande passado nos tatames”, comentou Cação. “Esperamos que, com a nova graduação, ele volte ao convívio e, quando menos esperarmos, alguém vai ter que encarar um atleta de quimono e bombacha no ano que vem”, brincou.