Em menos de 50 dias, o judô gaúcho volta ao topo de um Campeonato Mundial. Se em 1º de setembro, Mayra Aguiar consagrou-se bicampeã do mundo em Budapeste, nesta quinta-feira, 19 de outubro, foi a vez de Daniel Cargnin ser campeão mundial, da categoria sub-21, em Zagreb, na Croácia.
“É uma coincidência muito feliz”, comemorou o técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Em 2014, quando a Mayra havia sido campeã mundial pela primeira vez, o Rafael Macedo também foi ouro no sub-21. Agora, a dose se repete com o Daniel”, festejou. “Aqui na Sogipa já gritamos por nove vezes: campeão do mundo!”, concluiu, lembrando dos títulos somados das duas categorias.
Número 1 do ranking mundial sub-21, Daniel não deu chances aos adversários. Estreou com um waza-ari no golden score sobre Karo Marandian, da Ucrânia. Na sequência, bateu o argentino Minoru Tamashiro por ippon. Nas quartas o rival foi Somon Makhmadbkov: vitória por waza-ari, além de duas punições para o rival.
Um dos confrontos mais equilibrados foi na semi, quando o gaúcho teve pela frente Bagrati Niniashvili, da Geórgia. A vitória, no golden score, só foi confirmada com a punição do adversário. A decisão foi diante de Artyom Shturbabin, do Uzbequistão. Com um waza-ari a 14 segundos do fim, o título foi assegurado.
FALA, CAMPEÃO! Olha o recadinho que o Daniel Cargnin (66kg) mandou direto de Zagreb/CRO depois de conquistar o OURO no Mundial Jr 2017! pic.twitter.com/LcxyltKaqd
— CBJ (@noticiascbj) 19 de outubro de 2017
Outros dois sogipanos também foi para o tatame nesta quinta-feira. Jéssica Lima caiu logo na estreia, ao ser derrotada pela japonesa Chishima Maeda – que em seguida foi vice-campeã mundial. David Lima (73kg) beliscou o pódio, mas ficou na quinta colocação. Ao todo, ele fez seis lutas e conquistou quatro vitórias (três por ippon).
A medalha de Daniel foi a primeira do Brasil em dois dias de competição. Além do ouro dele, a Seleção já alcançou três quintos lugares. Nesta sexta-feira, o também sogipano Tiago Pinho entra em ação.