O Campeonato Mundial sub-21 começa nesta quarta-feira em Zagreb, na Croácia, e mais uma vez conta com representantes do judô gaúcho na Seleção Brasileira. Até domingo, os sogipanos Jéssica Lima (52kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg) e Tiago Pinho (81kg) disputam medalhas no torneio, o mais importante da categoria na temporada.
Eles desembarcam na Croácia em um ano muito regular, com conquistas nacionais e internacionais. O clima, portanto, é de expectativa por um bom resultado. “Talvez poucas vezes estive tão otimista quanto aos atletas da Sogipa. Eles estão muito bem preparados, fizeram um período pré-competitivo muito bom”, destacou o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que é diretor técnico da Sogipa.
Além dos bons resultados recentes, Kiko destaca que o quarteto chega com experiência a Zagreb. “Já não são estreantes no Mundial, com exceção do David”, salientou.
A busca da 10ª medalha
No Mundial sub-21 deste ano, os atletas da Sogipa tentarão a 10ª medalha do clube gaúcho na competição. Até hoje são três ouros, uma prata e cinco bronzes, conquistados por nomes como Mayra Aguiar e João Derly, por exemplo. O último pódio foi alcançado por Daniel Cargnin, em 2015, quando ele faturou o bronze em Abu Dhabi.
Competição terá atletas de mais de 80 países em ação
Os judocas da Sogipa entram em ação em Zagreb pelo torneio individual na quinta e na sexta. No primeiro dia lutam Jéssica Lima, Daniel Cargnin e David Lima, enquanto Tiago Pinho tenta o pódio no dia seguinte. No domingo, as seleções voltam a se enfrentar na competição por equipes, que já será na modalidade mista, com homens e mulheres no mesmo time.
Conforme a Federação Internacional de Judô, participarão do Mundial sub-21 deste ano 590 atletas de 83 países – o Brasil vai com 19 judocas na Seleção. Antes de partir para a Europa, o grupo concentrou-se para os treinamentos de preparação final em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.