Mayra Aguiar está definitivamente na história do judô brasileiro. Ao não dar chances às adversárias nesta sexta-feira, em Budapeste, a judoca gaúcha tornou-se a primeira brasileira a faturar duas vezes o Campeonato Mundial sênior. A façanha, até então, só havia sido alcançada por um único brasileiro, e também gaúcho, João Derly – de quem Mayra sempre se disse fã.
A medalha de ouro, porém, não chega a ser surpresa e os números atestam. Mayra estreou no Campeonato Mundial sênior dez anos atrás, quando mal havia completado 16 anos. Hoje, aos 26, ela já disputou a competição sete vezes – de todas desde o Rio, só esteve de fora de Roterdã-2009. Nessas participações, a judoca gaúcha entrou no tatame 30 vezes e 24 oportunidades saiu vencedora – com pelo menos 15 vitórias por ippon.
Com aproveitamento impressionante de 80% no torneio, Mayra já acumula cinco medalhas de Mundial no currículo: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Sucesso que já vem desde a base, onde Mayra conquistou quatro pódios: um ouro, uma prata e dois bronzes em Mundiais sub-21.
Após a vitória em Budapeste, a Federação Gaúcha de Judô preparou um compilado com todos os confrontos de Mayra em Campeonatos Mundiais: