Por proposição do deputado federal João Derly, a Sogipa, que completa 150 anos em agosto, recebeu uma homenagem na Câmara Federal, em Brasília, na manhã desta quarta-feira. A importância do clube na promoção do esporte e da cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil foi um dos temas mais lembrados durante a sessão.
“A Sogipa cumpre uma função social fundamental, que é incentivar a prática esportiva como forma de promover o crescimento das pessoas em todos os níveis”, observou Derly, que foi um dos atletas mais importantes da história da Sogipa. Como judoca, ele conquistou duas vezes o título mundial – algo inalcançado por outro judoca brasileiro até hoje –, além de ter representado o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim.
O presidente da Sogipa, Ricardo Schwarz, exaltou a importância do ato. “Encaro essa homenagem como um tributo aos clubes, dos quais a Sogipa é um dos mais fulgurantes representantes, e ao trabalho que eles fazem pelo esporte brasileiro”, observou o dirigente, que seguiu: “Acreditamos que o esporte é uma ferramenta educacional poderosa e uma das razões de ser da Sogipa desde a sua fundação, em 1867”. O paulista Felipe Kitadai, judoca medalhista em Londres, fez um discurso emocionado no qual declarou seu apego ao clube que o acolheu em 2011. “Tenho muito orgulho de dizer que sou sogipano e não quero mais sair daqui”, disse.
Além do presidente da Sogipa, estiveram presentes na cerimônia alguns dos principais dirigentes do clube, como o presidente do Conselho Deliberativo, Vitor Dossa, e o vice de esportes, Alexandre Algeri. O ministro do desenvovimento social e agrário, Osmar Terra, o presidente interino do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Vanderlei Teixeira, e o vice-presidente de formação de atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além dos deputados federais gaúchos, Pompeo de Matos, Yeda Crusius, José Fogaça e Carlos Gomes também fizeram uso da palavra durante a sessão.
FGJ presta homenagem
O presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação, não pôde estar presente em Brasília, mas ressaltou a importância do clube: “Queria fazer homenagem à Sogipa, em nome pela FGJ, pelos 150 anos. Nestes anos houve um grande trabalho prestado e a importância que a Sogipa tem junto à sociedade gaúcha e ao esporte brasileiro”, destacou. “É um belo trabalho feito por seus técnicos e atletas, principalmente no judô. É um clube com quatro medalhas olímpicas, várias em Mundiais”, enfatizou.
Em homenagem ao clube, a FGJ organizará a Copa Internacional Sogipa 150 anos. A competição, que valerá pontos para o ranking estadual, também irá receber atletas de outras federações e confederações. O torneio será disputado no ginásio sogipano, entre os dias 1º e 3 de setembro.