O Brasil manteve a hegemonia continental nas categorias de base neste fim de semana. A equipe brasileira faturou o título do Pan-Americano tanto no sub-18 quanto no sub-21, nas disputas que ocorreram em Cancún, no México. No grupo, sete judocas do Rio Grande do Sul colaboraram com o desempenho brasileiro.
Pelo sub-18, com o treinador gaúcho Douglas Potrich no comando, foram 17 medalhas, No masculino, o pesado Leonardo Sant’Ana disputou uma poule, com adversários de México e Argentina. Ele não deu chances a ninguém, derrotando ambos por ippon. Nuciano Aguiar fez três lutas. Superado na semifinal, o judoca da Sogipa deu a volta por cima na repescagem e assegurou o bronze.
Pelo feminino, Nicole Franzoi foi prata. Nos três primeiros confrontos, a sogipana venceu por ippon. Na decisão, contudo, a gaúcha foi superada pela colombiana Jessica Ocampo, com um waza-ari a menos de vantagem. A chave de Eduarda Vaz Rosa foi uma das últimas a terminar. A gaúcha do GN União entrou direto na semifinal, quando bateu a colombiana Esteysy Diaz, no golden score. Na final, venceu a equatoriana Edith Ortiz e festejou o ouro.
100% de aproveitamento no sub-21
Pelo sub-21 foram mais 15 medalhas – 12 de ouro, uma de prata e duas de bronze. O judô gaúcho tinha três atletas na equipe, os três da Sogipa. E Jéssica Lima, Daniel Cargnin e Tiago Pinho tiveram 100% de aproveitamento, conquistando três ouros.