O sogipano Rafael Macedo conquistou nesse domingo a primeira medalha internacional para o Rio Grande do Sul na temporada 2017. Em um final verde e amarela, ele foi superado por Eduardo Yudi e ficou com a prata na categoria meio-médio no Aberto de Roma, na Itália. Com o resultado, ele acumulou 70 pontos no ranking mundial.
“Fiquei feliz pela maneira como lutei hoje. Peguei alguns adversários fortes e consegui fazer o meu judô, do jeito que eu gosto. Mesmo tendo perdido a final, fiquei feliz em ter feito com outro brasileiro. Isso mostra a força do Brasil na categoria”, avaliou o judoca.
Rafael precisou fazer cinco lutas para chegar à decisão. E conseguiu o ippon em quatro delas. O primeiro foi contra Nicholas Delpopolo, dos Estados Unidos; o segundo, sobre Olle Mattsson (Suécia); o terceiro, contra o alemão Benjamin Muennich,; e o quarto, contra o italiano Matteo Marconcini, veio com um belo projeção com um seoi-nague. Já na semifinal contra o japonês Sotaro Fujiwara, a disputa foi para o golden score depois de terminar empatada sem nenhuma pontuação. Com um minuto e 34 segundos, Rafael conseguiu projetar Fujiwara e conseguiu um waza-ari, encerrando o confronto e se classificando para decisão contra Eduardo Yudi Santos.
Além das duas medalhas da final brasileira, a Seleção conquistou outros dois bronzes. Já em Oberwart, onde a disputa era apenas para as mulheres, o Brasil não subiu ao pódio. Junto com Rafael, Daniel Cargnin (66kg) também lutou em Roma. Colega de clube deles, Jéssica Lima (52kg) lutou em Oberwart e ficou na sétima colocação.