O primeiro compromisso do judô gaúcho nesta nova temporada já é de cara um dos mais importantes do ano. No próximo sábado, 20 atletas de Sogipa e GN União disputarão a primeira etapa da Seletiva Tóquio-2020. O torneio, que distribuirá vagas para a Seleção Brasileira sênior deste ano, será disputado no Ginásio de Esportes do Bradesco, em Osasco, São Paulo.
O grupo desembarca em São Paulo na sexta-feira, para a pesagem. As lutas estão programadas para o sábado. Pela manhã, competem os judocas dos pesos ligeiro, meio leve e leve. À tarde, vão ao tatame meio médio, médio, meio pesado e pesado. Ainda no sábado a CBJ irá divulgar os atletas convocados para o Super Desafio BRA, que ocorre no mesmo dia, a partir das 19h. O adversário será a Colômbia.
– Confira a programação do evento
Os dois clubes gaúchos envolvidos fizeram planejamentos próprios para a seletiva. Na Sogipa, mal se notou a virada do ano, conforme o diretor técnico, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Não paramos de treinar no Natal e nem no Ano Novo, com foco na seletiva”, ressaltou. “Fizemos uma boa preparação. Realizamos todo um trabalho focando estas lutas e vamos confiantes”, destacou o professor, que já conta com três judocas na equipe sênior do Brasil e espera aumentar o número.
No lado unionista, o objetivo é seguir o crescimento dos últimos anos. Ainda que o foco principal do clube seja o meeting da base, o GN União nutre expectativa de contar com o atleta na Seleção Brasileira sênior. “Focamos muito nas características individuais de cada atleta, identificando seus pontos fortes”, revelou o sensei Rafael Garcia, que explicou que os atletas estão tendo suporte psicológico com profissionais da área para os combates. “Todo o trabalho que poderia ser feito, foi feito. Respeitamos à risca o planejamento. Agora é dar o melhor.”
Mais de 130 atletas se enfrentarão por 27 vagas
O evento terá 133 atletas de 24 federações estaduais. Estarão em disputa as 27 vagas restantes na seleção principal, já que alguns atletas garantiram a permanência pelo ranking mundial. No masculino, são 13: uma no ligeiro (60kg), três no meio-leve (66kg), três no leve (73kg), duas no meio-médio (81kg), duas no médio (90kg), uma no meio-pesado (100kg) e uma no pesado (+100kg). No feminino, são 14: três no ligeiro (48kg), uma no meio-leve (52kg), duas no leve (57kg), duas no meio-médio (63kg), duas no médio (70kg), duas no meio-pesado (78kg) e duas no pesado (+78kg). A CBJ irá manter na Seleção principal quatro atletas por categoria.
Os judocas olímpicos do Rio Grande do Sul, Felipe Kitadai (60kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg) estão assegurados na equipe brasileira em 2017, sem a necessidade de participar da seletiva, por conta de suas posições no ranking da Federação Internacional de Judô.
Participantes do GN União
Gabriela Clemente (52kg), Bruna Campos Silva (70kg) e Nathalia Parisoto (78kg); Hiago Pirolo (66kg),
Participantes da Sogipa
Jéssica Lima (52kg), Nicole Franzoi (52kg), Milena Mendes Zaccani (52kg), Aléxia Castilhos (63kg), Aine Schimidt (70kg) e Rochele Nunes (78kg); Raphael Minoru (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Diego Ferreira (66kg), David Lima (73kg), João Pedro Macedo (73kg), Rafael Macedo (81kg), Tiago Pinho (81kg), Renan Nunes (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg).