O Bonenkai 2017 não reserva apenas emoção da promoção aos faixas pretas e novos faixas pretas do Rio Grande do Sul. A noite na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo também será marcada pela promoção de dois dos mais antigos senseis do Estado: Luiz Alberto Moraes (foto acima) e Breno Jones (foto abaixo). A dupla de kodanshas será promovida ao oitavo dan durante o evento de confraternização da Federação Gaúcha de Judô, no próximo domingo.
A confirmação da promoção por parte da Confederação Brasileira de Judô ocorreu nesta semana, mas não pegou o presidente da FGJ, César Cação de surpresa. “É uma promoção merecida pelos trabalhos prestados à FGJ ao longo de muitos anos”, ressalta o dirigente. “São dois professores que estão sempre muito próximos da FGJ e que contribuíram e contribuem bastante.”
“São duas promoções por mérito. E por muito mérito”, enfatiza Cação, citando a contribuição dos professores: “O Breno por muitos anos foi presidente da CEG, diretor de arbitragem e só não foi presidente da FGJ. O Moraes foi muitos anos técnico e hoje é o nosso diretor de arbitragem”.
Com a promoção, o RS passa a contar com três kodanshas no oitavo dan. Além deles, Almerindo Batista – o mais graduado do Estado é Oswaldo Monteiro. A promoção de Moraes e Breno também é a segunda envolvendo kodanshas em 2016. Em março, quatro foram promovidos: Almerindo Batista, Teruo Obata, Sérgio Zimmermann e Fernando Kuse.