Em meio aos quase 500 gaúchos participantes do Campeonato Estadual da Divisão Principal, na semana passada, um grupo de 15 judocas destacava-se, a começar pelo idioma. Apesar da semelhança com todas as palavras e até gírias do português, notava-se que eles não eram daqui. Eram argentinos, que foram convidados para participar da competição. A delegação responde por parte da nova geração do judô do país vizinho e estão passando por um período de treinamento em Porto Alegre.
Quem os guia é o professor Gustavo Diez, coordenador técnico da equipe sub-15 e sub-18. A tarefa com o grupo aqui é construir uma base bem treinada a longo prazo, mas com uma missão específica e importante: uma seleção forte para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão em 2018, em Buenos Aires. “Nesta fase do planejamento, temos programadas saídas internacionais para treinamentos. Escolhemos Porto Alegre e a Sogipa pela estrutura e agradecemos o professor Kiko, por estar sempre predisposto a nos ajudar”, disse Gustavo, entre uma luta e outra de seus atletas no Estadual, disputado em Novo Hamburgo.
Dos 15 atletas, 14 disputaram medalhas, sendo que um foi campeão, quatro foram vice e seis faturaram o bronze – outros três ficaram em quinto. Diez afirmou estar “convicto” dos benefícios proporcionados pela viagem ao Brasil e ao intercâmbio com os atletas gaúchos, no principal evento do ano da Federação Gaúcha de Judô. “O judô brasileiro sempre marcou tendência na América e aqui se vê lutas fortes, o que nos serve muito para o treinamento”, afirmou ele, que só teve elogios ao Estadual: “O ginásio é muito bonito e o torneio tem um ótimo nível de organização”.
Os argentinos se despedem do Rio Grande do Sul neste sábado. Além do período de treinamentos na Sogipa, o grupo também visitou outros polos do judô gaúcho, como a Kiai, em Canoas. Conforme Diez, o grupo no Estado é a base da futura seleção dos Jogos Olímpicos da Juventude. Os atletas participantes do evento, porém, só serão definidos no primeiro semestre de 2018. Até lá, quem sabe, eles treinam mais uma vez aqui.