O melhor resultado do Brasil no primeiro dia do Grand Slam de Tóquio foi o quinto lugar de Felipe Kitadai, no peso ligeiro masculino. O brasileiro chegou à disputa da medalha de bronze, mas foi superado pelo sul-coreano In Hyk Choi, que terminou no pódio. Com o resultado, o judoca da Sogipa fechou o ano com mais 100 pontos no ranking mundial.
Outros quatro brasileiros também lutaram nesta sexta-feira, mas não passaram das primeiras rodadas.
Medalhista de bronze em Londres-2012, Kitadai fazia sua reestreia no Circuito Mundial depois de ficar em sétimo lugar no Rio. Começou bem, com vitória por um yuko sobre Yung Wei Yang, de Taipei, e depois passou pelo usbeque Mukhiddin Tilovov, com um waza-ari e dois yukos. Na semifinal, o japonês Ryuju Nagayama marcou dois yukos contra o brasileiro, que foi para a disputa do bronze.
Ainda no masculino, o meio-leve Daniel Cargnin, também da Sogipa, não passou da primeira luta contra Alexandre Mariac, da França.
No feminino, Larissa Farias (48kg) foi imobilizada por Hiromi Endo, do Japão, em sua estreia em Grand Slam. Raquel Silva (52kg) também não passou do primeiro combate frente a japones Rina Tatsukawa. No peso leve (57kg), Tamires Crude passou pela filipina Rena Furukawa, mas sofreu ippon no combate contra a experiente francesa Hélène Receveaux.
As preliminares do segundo dia começam às 23h desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, com finais a partir das de sábado. O Brasil terá Alex Pombo (73kg), Yanka Pascoalino (63kg), Danielle Oliveira (63kg), o sogipano Rafael Macedo (81kg), Nadia Merli (70kg) e Barbara Timo (70kg).