A judoca gaúcha Maria Portela iniciou o novo ciclo olímpico de Tóquio-2020 com a medalha de prata no Grand Slam de Abu Dhabi, que terminou neste domingo. Com o resultado na sua primeira competição desde os Jogos Olímpicos do Rio, ela soma 300 pontos no ranking mundial. Ao todo, o Brasil conquistou 13 medalhas, uma de ouro – com Maria Suellen Althemann -, quatro de prata e oito bronzes.
Portela lutou no sábado. Ela derrotou a alemã Giovanna Scoccimarro e a sueca Anna Bernholm para chegar à final da competição. Na decisão, a sogipana foi superada pela francesa Marie Eve Gahie e ficou com a prata.
No mesmo dia, Rafael Macedo entrou em ação pelo 81kg. Ele acabou derrotado logo na estreia, quando enfrentou Sergiu Toma (Emirados Árabes), medalhista de bronze no Rio e atual sexto colocado no ranking mundial.
No domingo foi a vez de João Cesarino ir para o tatame. Uma das apostas para este ciclo olímpico, o jovem judoca da Sogipa venceu seu primeiro combate diante do esloveno Vito Dragic, mas não passou por Daniel Natea, da Romênia. Na repescagem, perdeu para Michal Horak, da República Tcheca, e ficou com a sétima posição, garantindo seus primeiros 80 pontos no ranking mundial.