O GN União está em festa. E não é para menos. O clube de Porto Alegre realizou uma campanha considerada histórica no Troféu Brasil 2016, no último fim de semana. Se antes a equipe gaúcha havia conquistado somente uma medalha no torneio, agora faturou seis de uma só vez.
Sobraram boas atuações dos unionistas, que chegaram a inéditas duas finais e conquistaram mais quatro bronzes – além de dois quintos lugares. Ou seja, praticamente metade dos 17 atletas envolvidos no torneio chegaram à última luta com chance de medalhas. Isso em um evento com participação de judocas medalhistas em Mundial e Jogos Olímpicos.
“Gostaria de salientar que estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, porque coloca a gente entre as melhores equipes do Brasil, como Minas, Pinheiros, Reação e Sogipa”, afirmou o professor Leandro Freire, que foi um dos treinadores do GN União no Troféu Brasil ao lado de Rafael Garcia – a delegação foi completada pelo fisioterapeuta Tarciso Santos e de Luís Gustavo Hillesheim, que deu apoio logístico.
Para o sensei, o grupo está começando a colher os frutos do próprio esforço: “Nossos atletas se dedicaram bastante, com treinamentos à tarde, à noite e muito foco. A gente conversou muito com eles, fizemos trabalhos motivacionais e o resultado está vindo”, resumiu.
Apesar da festa, a temporada segue com compromissos importantes para o GN União, como o Grand Prix Nacional e o Estadual, além de representar a Seleção em torneios internacionais, como é o caso de Gabriela Clemente, que na semana que vem disputa o Aberto Europeu de Glasgow, tentando já somar pontos para o ciclo olímpico de Tóquio-2020. Ainda assim, o balanço de 2016 já é extremamente positivo: “Foi um ano maravilhoso para nós, conquistamos a vaga para o Grand Prix Nacional e estamos sendo reconhecidos pelo trabalho e por estar participando das competições e ganhando medalhas”, ressaltou Leandro Freire.
MEDALHAS DO GN UNIÃO NO TROFÉU BRASIL:
PRATA: Ana Paula Amorim (44kg) e Gabriela Clemente (48kg);
BRONZE: Marcos Batista (55kg), Hiago Pirolo (66kg), Paulo Araújo (90kg) e Richele Jordão (+78kg)