Um dia depois de o gaúcho Daniel Cargnin conquistar a medalha de ouro no Aberto Europeu de Tallin, na Estônia, o sogipano Rafael Macedo voltou a levar o judô do Rio Grande do Sul à final da competição. Ele conquistou a medalha de prata na categoria meio-médio (81kg) no torneio neste domingo, último dia do evento, o primeiro em que o Brasil participou no novo ciclo olímpico.
O também sogipano Leonardo Gonçalves lutou neste domingo, mas ficou a um confronto de disputar o bronze e encerrou sua participação no sétimo lugar entre os meio-pesados (100kg). A Seleção Brasileira teve um dia bastante positivo em Tallin. Além da dupla da Oi/Sogipa, o país teve mais quatro pódios, com um ouro (Gustavo Assis/90kg), uma prata (Eduardo Santos/81kg) e dois bronzes (Samanta Soares/78kg e Camila Nogueira/+78kg).
Com o desempenho, o Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas da competição, com dois ouros, duas pratas e três bronzes. Ao todo, 18 das 26 seleções inscritas no evento tiveram representantes no pódio.
Em sua campanha em Tallin, Rafael Macedo lutou quatro vezes. As duas primeiras vitórias foram mais tranquilas, por ippon. Na semifinal, contra o canadense Etiene Briand, o confronto foi mais equilibrado e o sogipano alcançou a vitória por conta de um yuko, além de ter vantagem nas punições. Na decisão, entretanto, Rafael foi superado pelo Attila Ungvari, que virou a luta após estar perdendo por yuko e encaixou um ippon, deixando o brasileiro com a prata.