Dessa vez não deu para Felipe Kitadai. O judoca da Oi/Sogipa fez uma grande atuação, mas acabou ficando fora do pódio olímpico no Rio de Janeiro. Tal qual a colega de Seleção, Sarah Menezes, ele encerrou o primeiro dia do judô em solo carioca na sétima colocação, com duas vitórias e duas derrotas.
Neste domingo, Erika Miranda e Charles Chibana representarão o Brasil nas Olimpíadas. Colegas de clube de Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar lutarão na quarta e na quinta-feira, respectivamente.
Felipe Kitadai estreou direto na segunda rodada. Ele encarou o francês Walide Khyar e, num confronto duríssimo, conseguiu um yuko salvador nos últimos instantes de luta. O duelo seguinte foi contra o alemão Tobias Englmaier. O sogipano pontuou com um yuko e administrou o confronto.
Nas quartas de final, Orkhan Safarov, do Azerbaijão, número 3 do mundo, foi o rival. E ele conseguiu um ippon sobre o sogipano. A mesma situação ocorreu na repescagem. Numa luta bastante equilibrada, um ippon repentino. Dessa vez para Diyorbek Urozboev, do Uzbequistão.
Se a medalha não veio, ficou a ótima impressão do judô do atleta da Sogipa: “Kitadai fez uma boa Olimpíada. Não veio o objetivo principal que era a medalha, mas foi muito bem. Foi derrotado por conta de um momento de brilhantismo do adversário na primeira derrota e acredito que não foi ippon na segunda, mas marcaram contra ele”, analisou o técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko.