Medalhista Parapan-Americana em 2015, a gaúcha Luiza Oliano levou a tocha olímpica para o campo do estádio Beira-Rio durante o Gre-Nal do último domingo. Ela acompanhava uma delegação do GN União e do deputado federal João Derly. Luiza já havia carregado a tocha no início do percurso no Brasil, quando estava na Bahia, em junho.
A chama olímpica chegou ao Rio Grande do Sul no domingo passado, por Erechim, onde um dos condutores foi o judoca Pedro Henrique Baidek, da Asserju. No dia seguinte, passou por Passo Fundo, onde a Rodrigo Bilhar Judô montou tatames na rua para a passagem da chama olímpica.
A mesma situação foi preparada pela Ajusc/Unisc em Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira, onde o judô foi levado para a rua, para celebrar a chama olímpica. Depois, em Santa Maria, a sogipana Maria Portela – que disputará a sua segunda Olimpíada no Rio – teve a honra de conduzir a tocha por cerca de 200 metros. Além dela, Emanuel da Silva e Marcion Batista também participaram do revezamento.
A chama deixa Santa Maria nesta quarta e ruma até Pelotas. Mais judocas gaúchos irão conduzi-la.
Revezamento em Porto Alegre
A tocha olímpica estará desfilando em ruas de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira. O trajeto inicia no Parcão, às 15h15min, segue até o estádio Beira-Rio e depois vai até o Largo Glênio Peres, no Centro. Ao todo, 77 pessoas conduzirão o principal símbolo olímpico.