O judô gaúcho estará representado por 30 atletas de quatro equipes na primeira edição da Taça Brasil de Juniores, que será disputada neste fim de semana, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. No grupo, 11 participaram da campanha no Campeonato Brasileiro da categoria, no início de junho, e conquistaram medalhas na ocasião.
O GN União terá a maior delegação dentre os gaúchos, com 14 atletas. A Sogipa levará 12, enquanto Kiai e Bilhar contarão com dois judocas, cada. O grupo será comandado de perto por cinco técnicos: Antônio Carlos Pereira e Daniel Pires (Sogipa), Rafael Garcia (GN União), Rodrigo Bilhar (Bilhar) e Sandro Nery (Kiai).
Realizada pela primeira vez, a Taça Brasil distribuirá vagas a seletiva Tóquio-2020, ao fim do ano, além de valer pontos para o ranking nacional das categorias de base, critério decisivo para a formação da Seleção Brasileira sub-21 que lutará no Campeonato Pan-Americano da categoria, em Córdoba, na Argentina, no começo de julho. Os campeões recebem 150 pontos; os vices, 100; os terceiros, 70; e os quintos colocados, 40.
“Certamente viajaremos bastante confiantes. Fomos muito bem no Campeonato Brasileiro sub-21, há pouco mais de dez dias e não foi por acaso, foi por conta da qualidade dos nossos atletas e o trabalho dos nossos professores”, ressalta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação.
“Todos os medalhistas no Brasileirão sub-21 vão competir novamente. São atletas experientes apesar da pouca idade e sabem que estão dando os primeiros passos para a realização de um sonho, que é a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, daqui a quatro anos”, acrescenta o dirigente. “É, sem dúvida, um trabalho longo, mas feito com seriedade desde o princípio.”
Atletas participantes:
Bilhar:
Daniel Passos (55kg) e Alexandre Meneghini (73kg).
GN União:
Marcos Batista (55kg), Hiago Pirolo (66kg), Airton Rosa (66kg), Gustavo Cação (73kg), Nuciano Aguiar (81kg) e Laurence Oliveira (81kg); Natália Martins (44kg), Gabriela Clemente (48kg), Vitória Camargo (52kg), Gabrielle Gonzaga (57kg), Nayara Leandro (57kg), Camila Zeferino (63kg), Eduarda Vaz Rosa (70kg) e Bruna Campos (70kg).
Kiai:
Clóvis Braga (100kg); Ana Caroline Martins (52kg).
Sogipa:
Lucas Rembrandt (60kg), Rodrigo Lopes (66kg), Daniel Cargnin (66kg), David Lima (73kg), Luís Heck (81kg), Tiago Pinho (81kg), Yan Goulart (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg); Jéssica Lima (52kg), Bianca Braga (57kg) e Aine Schmidt (70kg).