A organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro apresentou nessa terça-feira as medalha, o pódio e o slogan do evento, que será realizado entre os dias 5 e 21 de agosto: “Rio – Um mundo novo”. O judô gaúcho estará representado nos Jogos por Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar.
As medalhas pesam cerca de 500 gramas. O design das olímpicas usa folhas de louro para representar a relação entre as forças da natureza e os heróis Olímpicos. Já os guizos no interior das paralímpicas criam uma nova possibilidade de interação e permitem diferenciar outro, prata e bronze.
Pela primeira vez elas têm o centro ligeiramente mais alto que as bordas, e a presença de guizos no interior das paralímpicas, uma inovação de acessibilidade. Ao todo, foram produzidas 2.488 medalhas olímpicas e 2.642 paralímpicas.
As medalhas foram fabricadas pela Casa da Moeda no Brasil e têm como destaque a preocupação com a sustentabilidade. As peças não agridem o meio ambiente: as de ouro são 100% livres de mercúrio, e as de prata e bronze contam com 30% de material reciclado em sua composição. A fórmula da fita que prende as medalhas nos pescoços dos atletas é produzida com 50% de garrafas PET recicladas.
Já o pódio exalta a natureza do Brasil. Eles terão plantas e são feitos de madeira de pinheiro (Pinus eliote) e enfeitados com mangue de praia (Clusia Fluminensis) e outras plantas. De acordo com os criadores, o design das plataformas permite que elas sejam reutilizadas como móveis após os Jogos.