Mayra chegará aos Jogos Olímpicos como quarta do ranking mundial

A judoca gaúcha Mayra Aguiar chegará aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na quarta colocação do ranking mundial da categoria meio-pesado. A nova posição foi alcançada depois atualização da lista, ocorrida nesta segunda-feira, após o Masters de Guadalajara, em que Mayra ficou com a medalha de prata. Nesta semana a Confederação Brasileira de Judô irá confirmar os nomes dos atletas que lutarão nas Olimpíadas.
Com a posição, Mayra se garante como cabeça de chave no Rio-2016. “É importante ser cabeça de chave nos Jogos, pois abre a possibilidade de se lutar uma vez a menos, o que não prejudica o preparo físico. Ainda assim, não é sinônimo de facilidade alguma, pois qualquer adversário que se qualifique às Olimpíadas é com certeza muito duro”, comenta o diretor técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
Na categoria médio, Maria Portela confirmou sua vaga nos Jogos ao assegurar a 14ª posição no ranking do peso. “Ela vem numa crescente. No Masters, venceu a atleta da casa na estreia e depois foi superada pela número 1 do mundo. Na repescagem também demonstrou um bom rendimento, mesmo que tenha sido derrotada. Vamos aproveitar o tempo até o Rio para fazer pequenos ajustes”, diz Kiko.
Às vésperas da convocação, a CBJ irá decidir sobre quem será o representante do peso-ligeiro. Eric Takabatake e Felipe Kitadai encerraram os torneios que valem pontos no ranking praticamente empatados, na 13ª e 14ª colocações, respectivamente. Eric leva vantagem de apenas 21 pontos, mas Kitadai disputou três torneios a menos e é o atual medalhista de bronze olímpico na categoria, além de ser hexa campeão pan-americano.
“É um problema bom, decorrente do bom nível do judô brasileiro entre os ligeiros. Mas torço para que seja levada em conta a experiência. Kitadai se recuperou recentemente de uma grave lesão e tem no currículo ótimos resultados. Creio que, se confirmada a convocação, ele terá plenas condições de lutar por mais uma medalha olímpica para o Brasil, assim como fez em Londres”, conclui Kiko.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *