Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai participam do World Masters de Judô, em Guadalajara, México, a partir desta sexta-feira. A competição, que reúne somente os 16 melhores judocas do mundo em cada categoria de peso, será decisiva para Kitadai. Diferentemente de Mayra e Portela, que já garantiram vaga nas Olimpíadas do Rio, o ligeiro precisa carimbar a sua participação nos Jogos.
Atrapalhado por uma lesão no ombro, o judoca da equipe Oi/Sogipa não participou de diversos torneios ao longo da última temporada. Por isso, conquistou menos pontos no ranking mundial, principal critério para a seleção dos judocas que representarão o país no Rio. No entanto, garantiu bons resultados quando esteve à disposição, como a medalha do ouro no Pan-Americano e o quinto lugar no último Campeonato Mundial.
Kitadai disputa a vaga com Eric Takabatake. “Estou confiante, pois tive menos oportunidades de competir que a maioria dos judocas. E quando pude lutar, conquistei alguns bons resultados”, enfatizou o sogipano, que conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, há quatro anos.
Além de Kitadai, Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg), o Brasil será representado no World Masters de Judô por Eric Takabatake (60kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg); Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
O World Masters é a terceira competição mais importante do Circuito Mundial, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial. A edição 2016 tem um peso ainda maior por ser a última competição classificatória para o Rio-2016. O evento distribui até 700 pontos no ranking aos campeões.