Coordenador técnico da Oi/Sogipa, o sensei Antônio Carlos Pereira, o Kiko, ficou satisfeito com o resultado dos quatro atletas do clube de Porto Alegre no Campeonato Pan-Americano sênior de Havana, em Cuba. Ele destacou, em especial, a medalha de ouro de Felipe Kitadai, que garantiu 400 pontos no ranking mundial ao peso ligeiro.
“O destaque para nós da Sogipa foi a medalha de ouro do Felipe Kitadai, que estava numa posição de maior disputa com seu adversário pela vaga nos Jogos, Eric Takabatake”, analisou o professor. “Com o quinto lugar no último Mundial e mais um título Pan-Americano, além de ele ser medalhista olímpico, achamos que agora ele carimba seu passaporte aos Jogos Olímpicos.”
A medalha de prata de Mayra também foi felicitada por Kiko. Não por questões de classificação aos Jogos, mas já pensando nos combates no Rio: “São 240 pontos importantes para que ela continue na luta para ficar entre as quatro melhores na sua categoria no ranqueamento olímpico”, comentou.
Para Kiko, o bronze de Rochele Nunes mostra que a peso pesado está pronta para ajudar o Brasil se for necessário – já que Maria Suelen Althemann está praticamente garantida. “A gente sabe que a Suelen está muito bem, mas a Rochele está de prontidão. Qualquer imprevisto ela estará de prontidão para representar bem o Brasil no Rio de Janeiro”, observou.
Quanto a Maria Portela, quinto lugar em Havana, o sensei espera que a competição lhe traga apredizado. “A Portela agregou uma competição a mais de experiência, além de alguns pontos no ranking”, pontuou.