Após o ouro de Felipe Kitadai no primeiro dia do Pan-Americano sênior de Havana, o judô gaúcho voltou a colaborar com a Seleção Brasileira, neste sábado. No principal resultado, Mayra Aguiar faturou a medalha de prata. Rochele Nunes conquistou o bronze e Maria Portela ficou com o quinto lugar.
O Brasil fechou a competição com 17 medalhas, no primeiro lugar no ranking geral, no masculino e no feminino. Ao todo foram sete medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.
Mayra é superada no “clássico”
Mayra passou por duas rivais de Cuba nas primeiras rodadas: Kaliena Antomarchi e Yalennis Castillo. Na grande final, Mayra reencontrou a norte-americana Kayla Harrison. Dessa vez, a rival se deu melhor no “clássico” e faturou o ouro, ao aplicar uma chave de braço depois que a gaúcha não conseguir encaixar um golpe.
Foi a segunda luta delas no ano. Na primeira, Mayra venceu na final do Grand Slam de Paris. Agora, em 14 confrontos entre as duas, Mayra tem oito vitórias e sete derrotas.
Maria Portela arrancou bem, com vitórias nas duas primeiras rodadas. Mas na semifinal, foi derrotada nas punições pela canadense Kelita Zupancic. Na decisão do bronze, a gaúcha foi superada pela venezuelana Elvismar Rodriguez, também pelo número de punições.
No peso pesado, Rochele Nunes foi uma das representantes do Brasil no torneio. A gaúcha começou com um tropeço para a porto-riquenha Melissa Mojica, mas, na repescagem, recuperou-se e derrotou Leidi German, da República Dominicana, e avançou para decidir o bronze. No confronto valendo medalha, Rochele venceu Vanessa Zambotti, do México, e ficou com a medalha.