Alguns dos principais nomes da vanguarda do judô gaúcho realizam um encontro de confraternização no último sábado, na Esef, em Porto Alegre. Por iniciativa do professor Willy Schneider, o grupo, que já trocava ideias e memórias no Facebook, vestiu quimono e se encontrou na Capital, em iniciativa apoiada pela Federação Gaúcha de Judô.
A ideia inicial era de apenas um encontro, mas acabou virando mais do que isso, conforme o sensei Matias Pauli Azevedo. “O encontro resgatou uma importante parte de nossa história. Estas pessoas são, sem dúvida, as primeiras sementes que, colocadas no solo fértil do nosso Estado, proporcionaram uma bela história que alicerçou o sucesso do Judô atual”, comentou. “O almoço é que foi o ponto alto deste encontro.”
Além da conversa, muitos dos participantes levaram fotos antigas e foram reconhecendo nas imagens. O bicampeão mundial e atual deputado federal, João Derly, também foi à Esef para recordar o passado.
O ex-presidente da FGJ acredita que novas reuniões dos “Jurássicos” serão realizadas, mas ainda não há uma data definida para os próximos. “O importante foi este inédito e importante encontro”, concluiu.