O sogipano Felipe Kitadai por pouco não subiu no pódio do Grand Slam de Tóquio, que começou nesta sexta-feira, no Japão. O judoca da categoria ligeiro encerrou a competição com o quinto lugar, garantindo assim 100 pontos no ranking mundial.
Esta é a última competição do circuito internacional da Seleção Brasileira em 2015. No primeiro dia, o Brasil subiu no pódio com Sarah Menezes (48kg) e, além de Kitadai, Rafaela Silva (57kg), também ficou em quinto.
Kitadai avançou na primeira luta graças a um ippon sobre o austríaco Ludwig Paischer. No confronto seguinte, um pouco mais equilibrado, derrotou o cazaque Aibek Imashev com um yuko. Veio então o duelo com o número 1 do mundo, Won Jin Kim. O sul-coreano, em luta equilibrada, levou a melhor, forçando a ida do brasileiro à repescagem.
Na retomada da competição, Kitadai Amartuvshin Dashdavaa, da Mongólia. Parou, contudo, Toru Shishime, do Japão, encaixou um ippon a um segundo do fim e venceu o combate.
“Foi um grande resultado”, avaliou o diretor técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “O Grand Slam de Tóquio é uma das competições mais duras do mundo.”
Neste sábado pela manhã (sexta-feira à noite no Brasil), as disputas seguem na capital japonesa. O Brasil será representado pelos sogipanos Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (81kg).