Após o ouro de Felipe Kitadai no primeiro dia de competições individuais dos Jogos Mundiais Militares de Mungyeong, na Coreia, o judô gaúcho voltou a subir no pódio da competição, com as marinheiras Maria Portela e Rochele Nunes, que conquistaram prata e bronze, respectivamente – no sábado elas haviam conquistado o ouro na disputa por equipes.
Portela lutou defendendo o título e estreou com vitória sobre a holandesa Lynn Mossong. Na sequência bateu a chinesa Zi Yan, mas, na decisão, em um confronto equilibrado, foi superada pela russa Alena Prokopenko, que teve apenas um waza-ari de vantagem.
Entre as pesados, Rochele Nunes começou sua trajetória com vitória por ippon sobre a camaronesa Nadine Diodjo. Depois, porém, perdeu para a chinesa Li Yang. A volta por cima foi contra a mongol Gantogos Garmaa. Vitória por ippon e bronze garantido.
Brasil na frente no quadro de medalhas do judô
Além delas, o Brasil subiu no pódio outras três vezes nesta terça-feira: ouro para Eduardo Bettoni, prata para Walter Santos e bronze para Nádia Merli. Ao todo, a Seleção Brasileira Militar fechou o torneio de judô com 11 medalhas em 16 disputadas: cinco ouros (contando os dois títulos por equipes, no masculino e no feminino), três pratas e três bronzes.