Tradicional apoiadora do judô máster, a Federação Gaúcha de Judô realiza, a partir desta sexta-feira, o Open Brasil de Veteranos, em Santa Cruz do Sul, a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre. A competição cerca de duas centenas de atletas que têm pelo menos 30 anos.
“O judô é um esporte que não abandonamos nunca, desde criança até sempre. Fazemos os campeonatos destinados aos veteranos tanto para incentivar quanto para manter o esporte vivo a atletas que já não estão mais no seu auge físico quanto aos que ainda mantém a competitividade viva”, destaca o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira.
A FGJ organiza torneios exclusivamente destinados aos veteranos desde o início da atual gestão, em 2008. Desde então, já foram realizados Pan e Sul-Americanos, além de eventos nacionais. “Já temos uma tradição com o judô máster. E, também, um compromisso de fazer o Rio Grande do Sul uma referência desta categoria”, destaca o presidente Carlos Eurico.
Em 2015, o Open também servirá como uma preparação para o Mundial de veteranos, que está programado para ocorrer entre 21 e 24 de setembro, em Amsterdã, na Holanda. “Já será um teste interessante”, salienta Carlos Eurico, que participará do torneio na Holanda.
A programação do Open Brasil tem início já nesta sexta-feira, com a realização do Credenciamento Técnico e a pesagem oficial dos atletas. As lutas ficam para o dia seguinte, a partir das 9h30min. No domingo é a vez das apresentações de katas, o conjunto técnicas do judô. Toda a programação ocorrerá no Ginásio da Unisc e está disponível na página do evento.
Ordem dos combates
A primeira categoria a subir no tatame será a M3. Em seguida vão os atletas do M5 e acima. Os confrontos do feminino também estão programados para a manhã. A tarde, então, fica reservada para M1, M2 e M3 e V1, V2 e V3.
