O Brasil conquistou nesta quinta-feira a sua segunda medalha no Campeonato Mundial de Astana, no Cazaquistão. O meio médio Victor Penalber subiu no pódio para receber o bronze do torneio, dois dias depois de Érika Miranda alcançar o mesmo resultado.
Também nesta quinta, Leandro Guilheiro caiu nas oitavas de final e não chegou a avançar à disputa por medalhas, assim como Mariana Silva, eliminada logo na estreia.
A sexta-feira será a vez das gaúchas Maria Portela, Mayra Aguiar, da Oi/Sogipa, entrarem aem ação. Além delas, Tiago Camilo também representará o Brasil em Astana. A também gaúcha Rochele Nunes luta no sábado, na categoria pesado.
Adversárias definidas
A raçudinha dos pampas, Maria Portela, encara a australiana Aoife Coughlan, de apenas 19 anos, em sua primeira luta. Se passar, Maria encara a mexicana Andrea Poo. Elas já se enfrentaram neste ano. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Maria levou a melhor, vencendo a rival na decisão da medalha de bronze.
Mayra Aguiar vai em busca da quinta medalha em Mundiais na categoria até 78 kg. A sogipana terá a chance de voltar para casa com a segunda medalha de ouro consecutiva – já que é a atual campeã mundial – e, neste caso, igualar o feito de João Derly, até hoje o único brasileiro bicampeão mundial.
No sorteio das chaves, porém, Mayra acabou caindo na mesma chave que sua maior rival, a americana Kayla Harrison. As duas poderão se enfrentar já na terceira luta de ambas em Astana.