Foi por muito pouco que o ligeiro Felipe Kitadai não subiu no pódio do Campeonato Mundial, que começou nesta segunda-feira, em Astana, Cazaquistão. O judoca da Oi/Sogipa encerrou sua participação na quinta colocação do torneio, somando 180 pontos no ranking mundial. O judô gaúcho ainda será representado por Maria Portela, Mayra Aguiar e Rochele Nunes na competição, que ocorre até o próximo domingo.
O desempenho de Kitadai foi um dos melhores do Brasil no primeiro dia de combates. Além dele, Nathália Brígida também ficou na quinta posição. Nesta terça-feira, Charles Chibana e Erika Miranda entram em ação defendendo a Seleção em Astana.
Disputando o seu quarto Mundial na carreira, Kitadai estreou com vitória por ippon sobre Otar Bestaev, do Quirguistão. Na sequência, manteve o embalo e novo ippon, dessa vez sobre o guatemalteco Jose Ramos. Na primeira fase, o sogipano ainda derrotou o francês Vincent Limare, num confronto equilibrado.
Nas quartas de final, Kitadai foi superado pelo número 2 do mundo, Boldbaatar Ganbat, da Mongólia. O brasileiro, então, foi para a repescagem, onde precisou ganhar de Hyuk Choi In, da Coreia do Sul, para avançar à disputa pelo bronze. E, no confronto que valia o pódio, Kitadai perdeu para o japonês Toru Shishime.
Para o técnico sogipano, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, ainda que a medalha não tenha vindo desta vez, o desempenho de Kitadai é para ser comemorado. “Ele se credencia a ser candidato a medalha nos Jogos Olímpicos do ano que vem, além de fazer uma pontuação importante no ranking. Kitadai demonstrou personalidade e um crescimento técnico muito grande”, destacou o treinador.