FGJ convoca para o Abraço ao CETE, em defesa da Fundergs

Continuando as ações em defesa da Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), que corre risco de ser extinta pelo governo do Estado, a Federação Gaúcha de Judô apoia a iniciativa de abraço ao Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). O evento, que reunirá militantes do esporte gaúcho, está programado para ocorrer às 17h da próxima segunda-feira, dia 17.
Diretor financeiro da FGJ, César Cação destacou em entrevista à Rádio FM Cultura nesta quinta-feira a importância do local: “São centenas de atletas que usam o CETE diariamente para treinar. E o CETE é um local que estava abandonado até poucos anos atrás, antes de receber apoio da Fundergs. Hoje é um lugar que serve até como ‘peneirão’ para o esporte gaúcho, pois muitos atletas saíram de lá”, destacou.
Cação citou o ginásio onde se encontra o dojô da FGJ: “Hoje há tatames importados ali, de qualidade olímpica, para que tanto atletas de ponta quanto iniciantes possam treinar com qualidade. Há poucos anos não havia nem telhado neste ginásio”.
O dirigente teme que, com uma eventual extinção da Fundergs, o CETE volte a se deteriorar: “Hoje temos investimentos garantidos que correm risco com a extinção da Fundergs”, acredita. “Seria ruim para o esporte gaúcho como um todo e não apenas o judô ou outra modalidade específica.”
Petição online e pressão na Assembleia
Desde que o projeto de extinção da Fundergs foi anunciado pelo Governo do Estado, a Federação Gaúcha de Judô manifestou contrariedade. No dia seguinte ao anúncio, a FGJ emitiu uma nota oficial opondo-se à iniciativa. No fim de semana, uma petição online foi criada para recolher assinaturas contra a extinção da Fundergs.
Diversos judocas – assim como servidores de outras fundações ameaçadas com o projeto – também foram à Assembleia Legislativa na primeira sessão após o projeto. O objetivo foi pressionar os deputados a votarem contra a proposta e, desta forma, manter a Fundergs e outras fundações. Assista o vídeo abaixo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *