O título do Pan-Americano sub-21 no fim de semana passado fez o gaúcho Daniel Cargnin saltar à liderança da categoria 66 kg da classe, conforme a atualização da lista elaborada pela Federação Internacional de Judô e divulgada nesta semana. Como todos os outros cinco representantes do judô gaúcho subiram no pódio da competição – realizada também no sub-18 – todos subiram posições.
Se o sogipano lidera o 66 kg do sub-21, a unionista Gabriela Clemente, também campeã Pan-Americana, está quase no topo: ela agora é a terceira colocada entre as atletas de 48 kg do sub-18.
O pesado João Cesarino, da Oi/Sogipa, é quarto no seu peso do sub-21. Os também sogipanos e sub-21, Tiago Pinho e Aléxia Castilhos, ocupam a 10ª colocação no 81 kg e 63 kg, respectivamente. Medalhista de prata no Pan, Lucas Rembrandt agora é o 22º no superligeiro da classe.
Após a participação no Pan, a Seleção Brasileira sub-21 seguiu para a Europa atrás de mais pontos no ranking. O grupo partiu nesta quarta-feira a Pragra, onde compete em etapa do circuito mundial no próximo fim de semana. No seguinte, o compromisso será em Berlim, em nova etapa do circuito.
De olho no Mundial
A posição no ranking mundial será um dos critérios observados pela Confederação Brasileira de Judô para a convocação para o Mundial sub-21, em outubro, em Abu Dhabi. O Mundial sub-18 ocorrerá mês que vem e Gabriela está convocada. Além dela, o judô gaúcho também terá Bruna Campos Silva no torneio.
“É muito importante estar bem classificado pensando em um Campeonato Mundial, pois este critério servirá para definir os cabeças de chave do evento”, salientou o diretor técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Com relação ao Daniel, ele já vem demonstrando resultados inclusive na classe adulta, o que indica um futuro promissor no judô.”
