Gaúcho participa de iniciativa japonesa para o fomento do judô no Zimbábue

O judoca e um dos principais colaboradores da Associação Judô de Santa Cruz (Ajusc/Unisc) Edson Dummer participou, no início do mês de um evento de judô no Zimbábue, na África. Além do serviço social, o evento serviu para saudar o sensei Tomohiko Kanamori, que faz parte de um programa de voluntário do esporte no Japão.
Dummer – que já ajudou a fomentar o judô no Zimbábue – reside em Santa Cruz do Sul (e sempre que viaja leva o quimono na mala) está há cerca de um mês na África, a serviço de uma empresa fumageira.
o sensei Kanamori deve permanecer seis meses no Zimbábue, trabalhando exclusivamente com o judô, treinando e iniciando os preparativos do país africano para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. A viabilização do projeto ocorreu por intermédio da Embaixada do Japão no Zimbábue.
Em uma das primeiras atividades, Dummer participou de uma competição amistosa. Conforme ele, as lutas tinham duração de dois minutos e não havia muito rigor quanto à aplicação das regras em virtude de existirem muitos iniciantes que jamais haviam competido antes. “Todos os judocas usavam somente a faixa branca ou a faixa azul. Não havia outras cores de faixa durante as lutas, como uma demonstração de humildade e amizade dos mais graduados”, destacou o professor gaúcho. “Alguns deles inclusive nunca haviam usado um quimono na vida.” Ao final a equipe vencedora recebeu uma lembrança do embaixador japonês, que acompanhou o evento.
Após o término da competição, todos os integrantes da comitiva japonesa se levantaram e realizaram a tradicional saudação do judô. Em seguida, realizaram a limpeza do local, recolhendo copos, garrafas e papéis na área que eles ocupavam. “Inclusive o embaixador participou da limpeza”, salientou Dummer.
O judoca santa-cruzense disse que ficou impressionado com a contribuição do judô para a qualidade de vida dos africanos. “O que eu sinto e vejo nestes africanos é a esperança e a vontade de aprender e serem melhores apesar das dificuldades sem contar que eles adoram participar e estão sempre muito felizes”, avaliou.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *