Estudo aponta que o judô ajuda a melhorar qualidade de vida dos idosos

A prática de atividades físicas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fator fundamental para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida em todas as idades. No caso dos idosos, esse cuidado é ainda mais importante, pois contribui para aumentar o tônus muscular, perdido gradualmente por causa do processo de envelhecimento. Nesse sentido, um estudo da Universidade Estadual de Campinas avaliou a saúde de 24 indivíduos com mais de 60 anos que praticaram judô e aikidô por décadas e avaliou que os praticantes seniores de artes marciais apresentam menores riscos de queda, uma das principais causas de invalidez e morte em pessoas acima dos 65 anos.
“Observamos ganhos na movimentação, no equilíbrio, na força e na flexibilidade, além do aprendizado na forma de cair para não se machucar”, disse o coordenador da pesquisa, professor Eduardo Hebling.
O principal objetivo da pesquisa foi identificar as razões que fizeram com que os idosos permanecessem praticando essas atividades físicas por tanto tempo. Entre as respostas dadas pelos entrevistados, destaque para os benefícios que os exercícios trazem para a saúde, mas também para a questão do favorecimento à socialização.
“As duas artes marciais consideradas no estudo são originárias de países orientais, onde a figura do idoso é reverenciada. Nesses países, o velho não é visto como um fardo, mas sim como uma reserva de conhecimento que precisa ser valorizada. Dessa forma, esses praticantes de judô e aikido disseram que se sentem respeitados no ambiente do esporte. Além disso, eles também revelaram que não abandonam a atividade porque se veem na obrigação de repassar o conhecimento adquirido ao longo de décadas às novas gerações”, disse Hebling.
A pesquisa completa está disponível no site da Unicamp.
Mas o judô também é bom para quem está no começo da vida. No início de 2013, a Unesco elegeu o esporte como o mais recomendado para crianças. Para a Unesco, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Uma resposta

  1. Nessa foto eu estou na terceira posição da esquerda para a direita…fazendo a minha saudação consciente, daquilo que estou praticado….fui o mais idoso a lutar nesse campeonato Brasileiro aos 71 anos, e concordo com a pesquisa realizada, pois sou um dos que esta vivendo…nos treinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *