As promessas do judô gaúcho partem, a partir desta quarta-feira, para um dos principais desafios das jovens carreiras: tentar uma vaga nas categorias de base da Seleção Brasileira. A seletiva, que envolverá cerca de 800 atletas de todo o país, será realizada no recém-inaugurado Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia. As lutas estão programadas para ocorrer entre quinta-feira e domingo.
Os judocas, entre 14 e 19 anos, lutarão em todas as categorias de peso, no feminino e no masculino. No sub-18, os quatro primeiros colocados ganham o direito de participar do Estágio Internacional. Já no sub-21, os campeões poderão participar do Treinamento de Campo Internacional em Saquarema com a seleção principal enquanto os vice-campeões e terceiros colocados ganham o direito de aderir aos Estágios Internacionais da categoria.
Os resultados nos estágios internacionais serão levados em conta pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô. no próximo ano para a definição das equipes que representarão o Brasil em competições como Pan-Americano, Sul-Americano e Mundial das respectivas categorias.
RS tem a terceira maior delegação
O Rio Grande do Sul terá a terceira maior delegação no evento, com 50 inscritos – Rafael Sommer, do sub-18, não deverá lutar por conta de uma lesão. Apenas São Paulo (250) e Rio de Janeiro (97) têm mais judocas que a equipe gaúcha. Os atletas do Rio Grande do Sul são oriundos e oito clubes do Estado.
Na delegação gaúchas, há campeões Pan e Sul-Americanos, além de vencedores de diversos torneios em nível nacional e internacional. A lista completa com os gaúchos inscritos está disponível neste link.