A Federação Gaúcha de Judô divulgou a nomitata de judocas que serão promovidos por mérito ao fim da atual temporada. Com exceção dos campeões mundiais Rafael Macedo (sub-21) e João Derly (sênior), que vão ser graduados já neste sábado, os demais atletas receberão a nova graduação durante o bonenkai da Federação Gaúcha de Judô, em 13 de dezembro. Ao todo, 17 atletas serão promovidos (clique aqui e acesse a lista completa).
A FGJ dividiu a divulgação dos promovidos em dois grupos. No primeiro estão os que foram promovidos por mérito “por resultados excepcionais”. Neste grupo estão os sogipanos João Cesarino, Yves Dupont, João Pedro Macedo e o campeão mundial sub-21, Rafael Godoy.
Em outro grupo, estão 13 professores que receberão a nova graduação por “excepcionais serviços prestados ao judô gaúcho”. São eles: Sandro Roberto Silva de Lima (Gaba), Renata Moreira da Silva (Ipanema), Fernando Fagundes de Melo (Gloc), Felipe da Rosa Quadros (Sogipa), Paulo Sérgio Segatelle (Unisc), Carla Oliveira (GN União), Pauline Schneider (Pajova), Jonathan Schneider (Pajova), Gilmar Martins Severo (Tatsuya), Carlos Camillo (Sogipa), José Alexandre Souza de Brito (Oyama), Darci Bernech Campani (Esef) e o bicampeão mundial e eleito deputado federal, João Derly.
De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, as graduações de Rafael Macedo e João Derly serão entregues no Estadual Geral, neste sábado, em São Leopoldo, em uma cerimônia prevista para ocorrer por volta das 11h, quando o Gauchão de judô já terá tido início no Ginásio Municipal de São Leopoldo.
Enquanto Rafael receberá a segunda graduação da faixa preta (ni dan), Derly será graduado pela quinta vez (go dan). No judô, a faixa preta tem dez graduações, sendo que a partir da sexta (roku dan) o judoca passa a ser considerado um kodansha.