A disputa do Campeonato Estadual sênior no sábado passado, na Sogipa, marcou a primeira vez que a Federação Gaúcha de Judô realizou uma etapa do principal torneio do Estado com a categoria adulto lutando em separado. A realização da iniciativa foi vista com êxito.
“Ao destacar as lutas do sênior com as do restante das categorias nós valorizamos os combates da nossa principal classe”, destacou o diretor técnico da FGJ, Luiz Bayard. “Foi a primeira vez que a FGJ fez assim, mas creio que seja uma tendência para os próximos anos.”
Quase 90 atletas de oito equipes participaram do Gauchão sênior. Eles se enfrentaram em duas áreas montadas com tatame Recoma no ginásio da Sogipa. Para Bayard, o número de inscritos tende a crescer com a consolidação do campeonato do sênior em separado.
“A expectativa é que a participação cresça com o passar dos anos. Aí o próprio Estadual cresce junto, com prêmios e uma relevância maior”, projetou o professor. “Ficamos satisfeitos com esta primeira edição e vamos estudar como poderemos melhorá-lo.”
Depois do Estadual sênior, a FGJ volta a realizar a competição em nível regional em outubro, com o Estadual de Novos. Em dezembro será a vez do Estadual Geral.