No último fim de semana antes do início do Campeonato Mundial de Judô, na Rússia, as equipes gaúchas focam suas atenções na disputa do Campeonato Estadual sênior. A competição reunirá apenas atletas da categoria adulto no ginásio da Sogipa, a partir das 13h, e será seletiva para formação da Seleção Gaúcha.
Trata-se da primeira vez em que o Gauchão sênior é realizado de forma separada das demais categorias – cujas disputas ocorrerão mais para o fim do ano. Desta fase vão participar oito equipes, que inscreveram ao todo 66 atletas para brigar pela taça.
Na busca pelo 26º título do Gauchão de forma consecutiva – e lutando em casa – a Oi/Sogipa terá a maior delegação do evento, com 30 atletas. Já a Kiai, que conquistou a maioria dos torneios do circuito estadual em 2014, vai com a segunda maior equipe, com 20 representantes. Além das duas, Tatsuya, GN União, Bilhar, Ajusc/Unisc, Prolife e Oyama vão participar do Gauchão.
Caminho para a Seleção Brasileira
“Deveremos ter um campeonato com ótimo nível técnico”, projeta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, que elogiou os atletas inscritos – entre eles a judoca olímpica de Londres-2012 Maria Portela, além do atual número 1 do ranking mundial na categoria sub-21, Rafael Godoy.
“Além do título, que é o principal do nosso Estado, os atletas vão em busca de uma vaga na equipe gaúcha que disputará o Campeonato Brasileiro sênior. É um caminho que leva à Seleção Brasileira faltando menos de dois anos para os Jogos Olímpicos”, ressalta o dirigente.
Acesse:
Programação