FGJ transforma o sábado em uma festa para o judô

O frio e ensolarado sábado em Porto Alegre foi marcado por uma verdadeira festa de integração do judô gaúcho, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Reunindo diferentes gerações, a Federação Gaúcha de Judô realizou três competições simultâneas: a Copinha Kodanshas, a Copa Sensei Cleto Alves Mendes e a Copa Yves Levy Dupont.
A Copa Yves e a Copinha Kodanshas foram amistosas. Amistosas e especiais. A primeira – em homenagem ao primeiro gaúcho com Sídrome de Down a graduar-se faixa preta – foi dedicada a judocas com algum tipo de deficiência intelectual (DI) e provaram o poder de inclusão do judô, emocionando mesmo o protagonista: “Estou emocionado”, desabafou Yves, bastante assediado pelos amigos.
A segunda, em homenagem à vanguarda da modalidade no Rio Grande do Sul, foi um festival de judô para aqueles que estão recém em seus primeiros golpes. As crianças tiveram a oportunidade de prestigiar quase todos os kodanshas do Estado. Em ambos eventos, todos os participantes ganharam medalhas.
“Isto é muito mais uma comemoração do que uma competição. Um evento desses integra toda a comunidade de judô”, comentou o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira, cujo filho subiu no tatame durante a Copinha.
Último dos torneios a começar, a Copa Sensei Cleto Alves Mendes reuniu judocas até a categoria sub-15 e valeu pontos para o ranking estadual. Na disputa, a Sogipa levou a melhor no embate, seguida de GN União, Ajusc/Unisc, Esef e Gaba.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *