O próximo sábado promete ser uma verdadeira festa de integração para o judô gaúcho. Em um só dia, a Federação Gaúcha de Judô realizará três eventos, destinados a públicos diferentes, mas todos em um mesmo lugar, o dojô da FGJ, em Porto Alegre – local que foi confirmado nesta quinta-feira.
A programação começa no início da tarde, às 13h, com a Copinha Kodanshas, em homenagem aos mais antigos do judô gaúcho – kodansha é a faixa de graduação mais alta da modalidade, acima da faixa preta. Trata-se de um festival de judô destinado aos pequenos das classes pré-mirim, mirim e infantil. Todos os participantes vão ganhar medalhas e lutar pelo menos duas vezes.
Também à tarde será a vez de laurear um dos professores mais antigos do judô gaúcho, o sensei Cleto Alves Mendes, que batizará uma competição até as categorias sub-15. O torneio valerá pontos normalmente para o circuito estadual 2014.
Simultaneamente, a FGJ promove a primeira edição da Copa Yves Levy Dupont, que exalta o primeiro judoca gaúcho portador de Síndrome de Down a graduar-se na faixa preta. O evento será exclusivo a judocas com algum tipo de deficiência intelectual (DI), como autistas, portadores de Sídrome de Down e outros. Assim como na Copinha, todos receberão medalhas.
“A FGJ sempre promove a integração dos atletas nos eventos, mas com certeza este será um dia especial. Vamos realizar uma grande celebração ao judô, respeitando as diferenças dos atletas”, afirma o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira.
“Também será um dia para reunir gerações. Será a oportunidade de nossos pequenos atletas terem contato com os professores mais graduados do judô no Estado e aprenderem sobre o que é ser um kodansha”, disse o dirigente. “Nossos kodanshas foram senseis de muitos professores que hoje comandam a Seleção Gaúcha, em especial ao sensei Cleto Alves Mendes, que ajudou a solidificar o esporte no Estado”, conclui.