O pódio da categoria ligeiro no Open de Oberwart, na Áustria, foi quase perfeito para o judô gaúcho. Felipe Kitadai faturou a medalha de prata e Diego Santos, o bronze. Com os resultados, os sogipanos faturam 60 e 20 pontos no ranking mundial, respectivamente.
Para chegar ao pódio, Kitadai venceu três lutas, contra o italiano Carmine Di Loreto, o esloveno Matjaz Trbovc e o israelense Yoav Shemesh. Na decisão, o sogipano foi superado pelo japonês Ryo Kawabata.
Já Diego Santos teve um caminho mais longo. Ele estreou com vitória sobre o húngaro Laszlo Burjan. Em seguida derrotou o francês Kamel Mohamedi e o holandês Jeroen Mooren. Na semifinal, Diego foi superado por Kabawata, mas se recuperou na decisão do bronze derrotando o russo Savva Karakizidi.
“Semana passada doeu. Mas dar a volta, fazendo final na Copa do Mundo da Áustria, fechou alguns machucados”, comentou Kitadai, que ficou fora da disputa por medalhas no Grand Slam de Paris.
Neste domingo, Renan Nunes foi superado nas quartas de final e acabou não avançando às quartas de final.
Em Roma, Rochele fica em sétimo
Já Maria Portela, que disputou o Open de Roma não avançou à segunda fase. A gaúcha sentiu lesão e abandonou a competição ainda na primeira rodada, quando enfrentava a russa Alena Prokopenko. Também em Roma, Rochele Nunes ficou na sétima colocação. Já Taciana Lima, ex-Sogipa, ficou com o vice-campeonato, representando Guiné Bissau.