De olho nas competições internacionais do ano que vem e até nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, um grupo de 44 judocas gaúchos vai encarar a seletiva nacional das categorias sub-18 e sub-21, em Vitória, no Espírito Santo. A disputa é uma porta de entrada à Seleção Brasileira no ano que vem. As lutas ocorrem de quinta-feira até domingo. Cerca de 750 atletas se inscreveram.
Os primeiros e segundos colocados dos 16 pesos de cada naipe garantem participação em competições fora do Brasil na próxima temporada, com tudo pago pela Confederação Brasileira de Judô. A conquista de medalha nestes eventos conta pontos no ranking nacional da base, critério de classificação para os campeonatos Sul e Pan-Americano, além do Mundial.
“É uma disputa bastante relevante, que exigirá um nível de concentração extremo dos nossos atletas”, comenta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. “Mesmo ainda jovens, eles já vivenciam a pressão por bons resultados e pontos em rankings, algo que será muito comum na categoria sênior.”
Campeões na delegação
Dos 44 judocas gaúchos inscritos, 24 lutarão no sub-18 (18 no masculino e seis no feminino) e 20 no sub-21 (10 em cada naipe). Dentre os confirmados para a disputa está o recém campeão Pan-Americano sub-15, Alexandre Meneghini, que tentará uma vaga na Seleção sub-18.
Nomes mais “experientes” das categorias de base, Aléxia Castilhos, Camila Barreto, Ana Caroline Martins e Gustavo Cação também tentarão vagas na equipe brasileira. “É um grupo que já está acostumado à pressão e que seus professores desenvolvem um grande trabalho nas equipes. Com certeza eles vão bem preparados, assim como toda a nossa delegação”, afirma o presidente Carlos Eurico.
Acesse a lista completa de atletas que disputarão o evento
