O último dia do judô na Universíade de Kazan foi dedicado às disputas por equipes. E o Brasil garantiu mais uma medalha. Os homens venceram os donos da casa na disputa pelo terceiro lugar e garantiram um bronze. As mulheres também chegaram à disputa de terceiro lugar mas acabaram sendo derrotadas pela França e ficaram na quinta colocação.
João Pedro Macedo, da Faculdade Sogipa, integrou a seleção que subiu no terceiro degrau do pódio. Rochele Nunes, dona de um ouro e uma prata no individual, também lutou nesta quinta-feir.a
O caminho dos judocas brasileiros foi bastante difícil já que logo no primeira luta o sorteio colocou frente-a-frente dois dos favoritos à conquista da medalha de ouro. O Japão, que já havia feito três campeões entre os homens, venceu a disputa com o Brasil no primeiro embate por cinco a zero. Na repescagem, foi a vez de enfrentar os alemães e uma vitória suada. Na decisão do bronze, mais uma pedreira contra os russos.
“Essa medalha não poderia vir de maneira melhor! Foi muito show vencer a Rússia dentro da casa deles”, disse Luiz Revite. O time brasileiro masculino contou com Phelipe Pelim (60kg), Luiz Revite (66kg), João Pedro Macedo (73kg), Vinicius Panini (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg).
Já as mulheres também fizeram o primeiro combate contra o Japão e conseguiram uma importante vitória por três a dois. Na sequência, porém, não conseguiram repetir o bom desempenho e foram derrotadas pelo placar mínimo pelas norte-coreanas. Já na repescagem, nova vitória, desta vez sobre a Alemanha por quatro a um. Mas na decisão do terceiro lugar não tiveram sorte contra o forte time da França, perderam por quatro a um e acabaram na quinta colocação.
“As meninas se esforçaram muito, deram o seu máximo. Conseguiram uma boa vitória contra o Japão e acreditaram até o fim mas, infelizmente, a medalha não veio”, disse Catiere Toledo, representante do Brasil no peso ligeiro mas que não disputou o torneio por equipes porque sua categoria não entra na disputa. Na competição por equipes de judô somente cinco pesos entram na disputa (até 52kg, 57kg, 63kg, 70kg e acima de 70kg no feminino e até 66kg, 73kg, 81kg, 90kg e acima de 90kg entre os homens).
A equipe feminina foi composta por Catiere Toledo (48kg), Raquel Silva (52kg), Ketleyn Quadros (57kg),
Mariana Silva (63kg), Bárbara Timo (70kg) e Rochele Nunes (+78kg).
Com mais essa medalha na disputa por equipes, o Brasil se despede da maior competição universitária do mundo com seis medalhas: Rochele Nunes foi ouro no individual na categoria pesado (+78kg) e prata no Absoluto; Ketleyn Quadros foi campeã na categoria leve (57kg); David Moura foi bronze no Absoluto; e Rafael Buzacarini foi bronze no meio-pesado.