A gaúcha Rochele Nunes chegou a mais uma final na Universíade de Kazan, na Rússia, nesta quarta-feira. Na reedição da decisão do peso pesado, contra a cubana Idalys Ortis, desta vez a atleta da Faculdade Sogipa ficou com a medalha de prata.
Rochele começou com tudo na luta por sua segunda medalha na Rússia, passando por ippon na estreia por Kassiratou Igue, de Benin, e Gabriele Taube, da Alemanha, nas primeiras rodadas. Na semifinal, fez um combate equilibrado e levou a melhor sobre a japonesa Maname Inoue. No reencontro com a atual campeã olímpica Idalys Ortiz, um duelo equilibrado. A cubana levou a melhor nas punições, por 4 a 3, e acabou ficando com o título.
“Rochele protagoniza uma campanha histórica para o judô gaúcho e brasileiro”, acredita o técnico da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Até esta edição, o RS tinha apenas dois bronzes e só ela já ganhou uma medalha de ouro e outra de prata, em duelos equilibrados com a atual campeã olímpica”, ressaltou.
Também nesta quarta-feira, David Silva conquistou o bronze no absoluto masculino. Das sete medalhas que o Brasil conquistou na Universíade, o judô foi responsável por cinco (dois ouros, uma prata e dois bronzes). A conta pode aumentar ainda mais nesta quinta-feira, quando ocorre a competição por equipes.
