A instalação de Centros de Excelência no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, que no primeiro momento contemplam o judô e a ginástica, é levada à sério pelo governo do Estado. “Nossa missão é ser referência nacional”, projetou o secretário estadual de Esporte, Kalil Sehbe, na formalização do projeto, do qual a Federação Gaúcha de Judô é parceira.
Visando à formação de atletas e à preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, serão investidos nos dois centros (judô e ginástica), cerca de R$ 760 mil (cerca de R$380 mil para cada) ao longo do ciclo olímpico de quatro anos. A verba será utilizada para a compra de equipamentos, uniformes e remuneração de técnicos especializados. “Nós vamos dar exemplo a toda sociedade”, disse Kalil.
Sem perder tempo, as aulas para 240 crianças já começam na próxima semana. As inscrições abrem na segunda-feira, na secretaria do CETE. “Queremos fazer o que o Kiko e sua equipe fizeram nos Jogos Olímpicos: trouxeram medalhas”, acrescentou Kalil, que ressaltou a participação da FGJ: “A integração com as federações é extremamente importante”.
Para a presidente da Fundergs Renita Dametto, “a criação dos centros representa também a retomada de utilização do CETE, utilizando o espaço para o treinamento desde a iniciação esportiva até de alto rendimento”.
Ela também garantiu muita satisfação em tornar realidade o projeto: “Hoje é um dia que me deixa muito feliz de estar nesta gestão da Fundergs”, contou. “Estamos fazendo isso para o ciclo olímpico. Até 2016 vamos ter retomado aquela estrutura. Independente de quem tomar os nossos postos vai haver uma continuidade do esporte”.
Uma resposta
Sucesso para a ginástica e para o judô.