Após conquistar quatro medalhas no Pan-American Open de Montevidéu no sábado passado, o judô gaúcho atravessa o Rio da Prata para mais uma desafio: o Open de Buenos Aires. Dessa vez, 12 atletas do Estado, oriundos das equipes Oi/Sogipa e GN União, disputam a competição.
Os sogipanos chegam mais experientes. O grupo é praticamente o mesmo que lutou no Uruguai, com os desfalques de Manoella Braga e Aléxia Castilhos o reforço de Walter Santos. Além do peso pesado, estarão na Argentina: Rafael Minoro (60 kg), Afonso Baldigem (66 kg), João Pedro Macedo (73 kg), Luis Henrique Amorim (73 kg), Eduardo Santos (90 kg) e Horácio Antunes (100 kg); Natália Bordignon (70 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
“Fizemos um esforço muito grande para ter essa delegação numerosa, pois a maioria embarca por adesão”, ressaltou o técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Vemos que é saudável esta competição, pois eles irão ganhar experiência em torneios que valem pontos no ranking olímpico, uma realidade nova para os mais jovens”, completou o sensei.
Já o GN União aposta na garotada e mandará três estreantes no circuito mundial: Evandro Rosa (60 kg), Andrey Araújo (60 kg) e Alessandro Pereira (66 kg). “Eles estão em uma preparação especial desde o início do ano. Já treinaram com a Seleção principal em São Paulo e agora buscamos intensificar os trabalhos”, comenta o professor Leandro Freire.
Defendendo o Brasil no fim de semana, o trio garantiu presença na Seleção Gaúcha na semana passada, ao vencer a seletiva estadual para o Campeonato Brasileiro Regional.